Somente no primeiro trimestre de 2018 o setor de franquias cresceu cerca de 5,1% comparado ao mesmo período do ano de 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Dentro das estatísticas apresentadas, também foram apresentados crescimentos em modelos de operações como Home Based, Delivery e Venda Direta, passando de 3% para 5%. Além disso, o Brasil é o 4º país do mundo com o maior número de usuários na internet. Ou seja, este é o momento ideal para investir em franquias digitais, e esse é o assunto que nós do Franquia Digital, da MRO Mídia vamos te trazer.
As franquias digitais funcionam, basicamente, como os modelos tradicionais, o franqueado obtém a licença de uso da rede franqueadora e recebe o devido apoio em know-how, divulgação e marketing, além de consultoria sobre gestão empresarial direcionada ao mercado de atuação. Ainda, esse modelo de franchising também é amparado pelas diretrizes da lei 8.955/94.
O diferencial deste modelo está justamente no meio para que ela exista: sai a loja física e entra uma nova estrutura similar para o negócio se posicionar na internet. E não pense que o único modelo é o e-commerce! Também é possível ser franqueado de instituições de ensino, agências de viagens, consultor de marketing digital e muito mais.
De acordo com uma consultoria e-Bit, o total das vendas online no Brasil atingiu a marca de R$35,8 bilhões no ano passado, e parte deste sucesso também se deve as franquias virtuais. Aliás, o número de negócios online cresce a cada ano, sendo uma oportunidade de sucesso para quem deseja investir nesse segmento.
O perfil desejado de franqueado
Embora a opção das franquias virtuais venha crescendo, e quando avaliadas sob ponto do investimento, sejam bastante atrativas, existe um determinado fator que deve ser considerado antes de abraçar essa ideia.
A tecnologia é o motor desse modelo de franquias, por isso, é necessário ter afinidade com essa área, caso contrário, dificilmente terá sucesso a não ser que opte por um modelo parecido com a Franquia Digital da MRO Mídia, onde o franqueado não precisa ficar se preocupando com a execução dos serviços, todos ligados a área de tecnologia e marketing digital, um dos ramos mais lucrativos do digital no Brasil atualmente. Na Franquia de Agência Digital da MRO Mídia, o franqueado não vai precisar lidar com os aplicativos que viabilizam as franquias virtuais, o que não vai exigir um certo grau de afinidade com o ambiente tecnológico. O franqueado vai precisar se relacionar no mundo real, apresentar a marca, os serviços e vender com contratos de 12 a 24 meses, o que lhe garantirá uma excelente renda, vinda de sua franquia digital e com alta taxa de recorrência (ganhos mensais se acumulando), sem ter que mexer com nada absolutamente de tecnologia.
Portanto, ao optar por investir no modelo de negócio, da Franquia Digital de Agência Digital da MRO Mídia, não será necessário trabalhar com todos os conceitos do mundo online, porque você e sua franquia local na sua cidade, terão por trás uma equipe extremamente preparada para a execução dos serviços que o franqueado fizer. Para alguns empreendedores esse pode ser apenas um detalhe, mas para muitos é uma solução incrível de quem quer aproveitar o potencial de ganhos de uma Agência de Marketing Digital, mas não domina a execução e entrega destes serviços que estão dominando o cronograma de empresas de pequeno, médio e grande porte em cidades de todo Brasil.
Lembre-se de que a sua unidade terá sucesso apenas se você se dedicar a ela e souber vender os seus produtos. Desta maneira, aposte em um negócio em que você acredite e tenha confiança para operar: e colocar a Franquia de Agência Digital MRO Mídia nas suas considerações, pode ser, a médio e longo prazo, muito, mas muito interessante porque a maioria dos serviços entregues pelos franqueados aos seus clientes regionais, tem contratos de média e longa duração, variando de 12 a 24 meses — a renda certa e recorrente que você precisa.
As vantagens de se investir em franquias digitais
A modalidade de trabalho home office tem ganhado cada vez mais adeptos, em uma pesquisa realizada pelo espaço de coworking Spaces, 55% dos brasileiros trabalham pelo menos um dia da semana em casa e com sua Franquia de Agência Digital MRO Mídia, não será diferente, pois muito de seu trabalho pode ser feito de casa, prospectando clientes a partir do Google, Facebook e Instagram, sendo necessário se dirigir aos locais que o futuro cliente possa ter interesse.
É óbvio que nas instruções da franqueadora aos seus franqueados, o cliente é treinado para, além de realizar essa prospecção usando Google, Facebook e Instagram para fazer contatos por WhatsApp e Telefone, o franqueado precisa sair a campo, na rua para um contato mais pessoal e humano, porque muitos empresários só decidem pelo serviço, quando conversam com um consultor ou responsável da empresa. Mas com o modelo de franquia de Agência Digital da MRO Mídia, a flexibilidade entre intercalar dias trabalhando home office, ou dentro do escritório e com dias de abordagens mais abertas e pessoais com visitas nas lojas e empresas.
Apesar dos fatores positivos, o trabalho em casa também possui seus desafios, é preciso manter o foco e se dedicar para que seus afazeres saiam conforme o esperado. Prepare um local na sua casa para ser o seu escritório, nele devem estar um telefone, produtos e documentos relacionados a empresa. Assim ficará mais fácil para se manter concentrado.
Mas, obviamente, o modelo home office também possui suas vantagens, tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal. Afinal, ao trabalhar em casa você possui mais liberdade para organizar seus horários, adaptar prazos a sua rotina e, poderá separar as horas necessárias para cada tipo de tarefa. Confira abaixo as demais vantagens:
Redução de custos
Ao optar por transformar o seu lar em um ambiente de trabalho, definitivamente haverá uma redução de custos, afinal, você não precisa se deslocar até outro local ou arcar com custos de alimentação. Além disso, o seu tempo também será poupado, pois, não será mais necessário enfrentar horas de trânsito para ir e vir do seu emprego.
Jornada de trabalho
Todas as pessoas são diferentes, possuem hábitos e rendimentos diferentes. Por este motivo, como vimos acima, ao trabalhar em casa existe a possibilidade de escolher quais são os melhores horários para trabalhar. Também existem pessoas que se consideram mais produtivas a noite e que não conseguem fazer o mesmo durante o dia ou logo pela manhã. Assim, a facilidade de poder adaptar seus horários é uma vantagem que gera lucros, já que sua produtividade será valorizada e otimizada no meio do percurso.
Autonomia profissional
Outro fator que merece destaque é a carreira, pois, ao investir em um negócio próprio você ficará responsável pelos seus planos e seu futuro profissional. Gerir o seu negócio é motivador e excitante, pois o seu sucesso depende do seu empenho e desempenho. Neste cenário as derrotas servirão de aprendizado e as vitórias terão um significado imenso, já que você fez tudo do zero e conseguiu alcançar os objetivos planejados.
Redução do stress
Apostar no modelo home office também proporciona benefícios para a sua vida pessoal, afinal, todos sabem o quanto é estressante ter que se deslocar para o trabalho. Além disso, os casos de violência crescem em todo o país e zelar pela segurança é fundamental. Desta forma, quem consegue trabalhar em casa se livra, de uma vez por todas, de todos esses efeitos que causam a doença contemporânea mais comum entre nós.
Qualidade de vida
Ao trabalhar em casa podemos fazer de tudo um pouco e ainda assim conseguir os resultados esperados no trabalho. Sendo assim, é possível começar a praticar atividades físicas, massagens terapêuticas, idas com mais frequência aos médicos e afins. O resultado destas ações é uma melhor qualidade de vida, pois várias áreas estarão sendo cuidadas.
Cuidados que merecem atenção
Entre os principais pontos de investimento de franquias digitais, se destacam o baixo investimento e o retorno garantido, contudo, é preciso ficar atento alguns cuidados para não acabar se perdendo em meio a tantos benefícios que o modelo de negócio oferece.
É fundamental que você procure se informar sobre todos os detalhes que a franqueadora oferece a você ao se tornar um franqueado, por exemplo:
- Verifique se o suporte é adequado e cumpre o que foi prometido
- Se o mercado de atuação tem espaço para crescimento e demanda
- Se a franqueadora vai te oferecer material de suporte ao negócio
Deste modelo de negócio, é normal que o franqueador fique responsável pelo funcionamento do processo, mas cuidado, isto precisa estar claro no modelo de franquia.
Analise a flexibilidade da franquia e se há possibilidade de readequações conforme a movimentação do mercado online, para que dessa maneira possa aproveitar todas as oportunidades ao abrir a franquia virtual.
Opções de franquias digitais para investir
O segmento de franquias virtuais possui um leque muito grande de opções. Existem franquias de limpeza e conservação, marketing digital, como o caso da MRO Mídia, escolas de idiomas, saúde e bem-estar e uma infinidade de outras alternativas para que os empreendedores possam escolher aquela que melhor se encaixa em seu perfil.
O desafio na hora de escolher uma franquia está diretamente relacionado à sua capacidade de entender o mercado e de que forma o ambiente online pode lhe beneficiar.
Por exemplo, nos modelos de serviços, como as de conservação e limpeza e as de marketing digital, é necessário realizar a prospecção de clientes no ambiente físico e também online. Já no caso das franquias de agência de turismo, a função de captação de clientes se dá muito mais no ambiente online do que no físico.
Ainda não encontrou nenhuma boa opção? Nós da MRO Mídia, Agência Digital te apresentamos um mercado em plena expansão e alta lucratividade e o melhor, você não precisa fazer altos investimentos e a partir de R$ 149 consegue iniciar sua Franquia de Agência Digital na sua cidade.
O melhor de tudo: Sua franquia não precisa desembolsar rios de dinheiro em investimentos para sede, equipamentos e equipe, o nosso modelo de negócio oferece um time super preparado por trás do processo de criação e execução dos serviços digitais.
Mais da MRO: Modelos de Sites Prontos Para o Seu Negócio Desenvolvidos por nós
Nossos sites são desenvolvidos para trazer retorno com uma estruturação otimizada para buscas orgânicas no Google, Bing, Yahoo e outros buscadores. O cliente ainda conta com o Painel Insights MRO, cuja missão é promover mentoria especializada e personalizada, analisando cada cliente e suas necessidades nas redes sociais como: Instagram, TikTok e YouTube. Nosso foco é fazer o engajamento gerar receitas a partir das vendas, utilizando as Big Techs a seu favor, tudo em um Painel de Mentoria com acesso via login e senha, sem custo adicional.
Cliente já sai com o site divulgado
Nós somos uma Agência Digital, portanto, nossa missão vai além de criar e hospedar um site: ao contratar nossos serviços de criação de sites, o cliente já recebe toda a assessoria para a gestão de seu marketing digital. Isso inclui, como citado anteriormente, a ajuda na gestão de conteúdo da marca para o site, delimitando estratégias de SEO que farão o site decolar nos resultados de buscas, além da mentoria para redes sociais.
O cliente também contará com diversos sites divulgando seus produtos e serviços, ajudando a alavancar os resultados orgânicos do site de sua empresa, sem nenhum custo adicional. Tudo isso está incluso na taxa de gestão de marketing digital da MRO Mídia.
Muito além de criar sites e hospedá-los
Vamos muito além de criar e hospedar um site: nós gerenciamos o conteúdo da marca, feito para alcançar boas posições nos resultados de busca, com foco em atrair clientes para as empresas por meio de conteúdo. Isso vai muito além de propaganda: vai ao encontro do Novo Marketing Digital.
Conheça a MRO Mídia Clicando Aqui e Veja Nossas Soluções e Modelos de Sites Gerenciáveis!